Tática arriscada

5 nov
Jim Mora

Crédito: Arquivo de Imagens do Google

O Seattle Seahawks está mal na temporada, com cinco derrotas em sete jogos. A culpa poderia ser da imensa lista de jogadores machucados, como o LT Walter Jones e o LB Lofa Tatupu. Mas falta um algo mais no time, talvez mais confiança. Tentando resolver esse problema emocional, o técnico da equipe, Jim Mora, está usando uma tática um quanto arriscada: deixar o time jogar, mesmo quando perdendo de muito.

O exemplo fica para o último jogo da equipe, contra o Dallas Cowboys. Mesmo atrás no placar e com o QB Matt Hasselbeck machucado, mas querendo jogar, o técnico deixou o jogador em campo. Resultado: 38 a 17 para os Cowboys. “Eu acho que você manda a mensagem errada para o seu time quando você tira alguém. Eu não vou tirar o Matt Hasselbeck quando a equipe está perdendo de muito, mesmo que a chance de vencer seja pequena. Eu não vou mandar essa mensagem para o time e para os fãs”, explicou treinador, que tentou mostrar que caso tirasse o jogador, a confiança dele, da equipe e dos torcedores acabaria.

Algo familiar aconteceu em 2004, quando Mora estava no Atlanta Falcons. “Nós estávamos 6-2 na temporada e fomos para Kansas City. Estávamos perdendo por 35-3 no final do primeiro tempo. E eu fui para o vestiário e disse à equipe no intervalo: ‘Nós não iremos chutar. Não importa onde a bola esteja. Vamos para dois. Vamos tentar bloquear todos os punts. Nós não vamos desistir’, disse Mora, que acabou perdendo o jogo por 56-10.

A lição, no entanto, viria no jogo seguinte, no jogo contra o Denver Broncos, quando time estava perdendo por 14 a 3 depois de um quarto: o time conseguiu a virada. “Vencemos por 41-28. Não estou dizendo que sou um mestre em psicologia, mas eu acho que a posição que tomei no jogo contra o Kansas City criou uma mentalidade que nos ajudou a andar para frente. Acabamos indo para a final da NFC. Eu acho que estamos na mesma situaçao aqui (no Seattle Seahawks)”, finalizou. Será que a tática funcionará de novo?

Deixe uma resposta

